Oi Boa Tarde
Na turma 501 da Professora Elisete, os alunos trabalharam com lendas Folclóricas, em seguida fizeram em dluplas um resumo das mesmas. O Objetivo foi a construção de um livrinho das Lendas Folclóricas.
Resumo de Cada Dupla:
Boto cor-de-rosa
O boto cor-de-rosa é o deus dos rios e também o protetor dos peixes ele é conhecido como Uíara.Todas as noites de luar os botos se reunen para dançar.O boto cor-de-rosa se transforma num rapaz que camta na beira do rio.Num certo dia os habitantes da cidade fizeram uma festa muito legal e no meio da festa entrou um rapaz que cantou,se divertiu e bebeu,sem dar sinal nenhum de embreaguês.No final da festa,o rapaz sumiu.Ali perto,os habitantes da cidade viram o boto cor-de-rosa se revirando e se batendo na poça,ele tinha um cheiro ruim de cachaça,ficaram confusos o boto parecia ser o rapaz.Levaram o boto para o rio e lá ele desapareceu.
Nome:Carlos e Natalia.
Bicho Brabo
O Bicho Brabo é uma tourada,que foi introduzida pelos portugueses.Ainda é comum em Mato Grosso,Goiás e São Paulo.A tourada é uma recreação festiva,e é realizada no circo ou área fechada,a arena,cercada por grossos palanques,revestidos por traves horizontais bem firme.De vez em quanto o boi passa e o toureiro precisa se defender do boi... Em algumas partes do Brail,em São Paulo,não é sempre assim o boi não sempre assim o boi não é tourado.As vezes entra uma vaca .AS touradas são os belos sepetáculos os toureiros usam uma capa vermelha para evitar o boi. Quamdo os toureiros agarram os touros com as mãos,os palhaços que faz desvios e derrubadas.No tourado Brasileira,não é pra matr o''Bicho Brabo'' seja touro ou vaca,é só uma brincadeira.
Nome: Carlos e Natalia.
FESTA NO CÉU
Certa vez,houve uma grande festa no céu,todos os animais foram convidados e todos eles queriam que o seu amigo urubu levasse sua viola para animar a festa. Logo depois chegou sua amiga tartaruga falando que não poderia ir a festa porque ela andava muito devagar e quando ela chegasse lá a festa teria acabado á tempo. Mais o urubu foi tão bonzinho que acabou dando uma carona para sua amiga tartaruga dentro de sua viola. O urubu e a tartaruga chegaram na festa tranquilos e se divertiram muito. Na volta da festa o urubu estava muito cansado e acabou dando um cochilo até que a viola virou e a pobre tartaruga caiu no chão. É por isso que a tartaruga tem as costas como se fossem pedacinhos colados um nos outros.
Nome;Maria Carolini e Heric
COBRA NORATO
Certa vez, Zelina estava na roça trabalhando quando de repente ela sentiu uma dor no ventre,nasceu um casal de gêmeos. Mas o que chocou Zelina é por que eram duas cobras. Zelina que era a mãe das duas cobras queria matá-las. Como ela não tinha escolha resolveu procurar um curador velho que os lançou no rio. O nome das cobras eram Honorato e Maria Caninana. Honorato nunca provou das maldades de sua irmã. Honorato era um homem cobra. Antes do galo cantar Honorato já virava cobra. Era preciso que alguem desse gotas de leite na boca da cobra e cortasse a ceuda para sair sangue que o desencantaria. Certo dia cansado de tanto pedir,encontrou em Óbidos um soldado corajoso. A cobra tão assustadora de meter medo mas o soldado estava armado. Lançou o leite na boca da cobra e com o sabre fez o corte até o sangue jorrar. Acabou-se a Cobra-Norato que tanto medo trazia para os moradores do rio Amazonas e Zilena.
Nome;MARIA CAROLINI E HERIC.
Curupira
O Curupira estava andando destra-ido quando ouviu um barulho parecido como um de trovão,que vinha do meio da clareira. Se apavorou e saiu correndo para avisar as árvores para que elas acordassem,o Curupira sempre fazia isso quando acha que vai chover ele fala para elas resistirem mais tempo possível. Uma das árvores falou para o Curupira que aquilo não era barulho de trovão,é o terrível barulho das armas dos caçadores para matar os animais inofensivos. Curupira achava errado,a poucos metros dali avistou um caçador tentando matar um tigre ,mas Curupira não deixou e mostrou seus dentes verdes e botou o caçador pra correr e dizem que está correndo até hoje.
TATIANA E GEISIELE
AS AMAZONAS
Dizem que no Reino das Pedras Verdes vivem mulheres conhecidas como as Amazonas,que trabalham na roça,elas caçam,pescam,e fazem armas Uma das Amazonas tem a função de dirigir as festas religiosas. Seu reinado é muito curto poque somente as virgens de 20 a 25 anos podem ser a chefe das Amazonas. A cada cinco anos,a uma renovação do comando das Amazonas . As Amazonas fazem um amuleto chamado muiraquitã. Os índios revelam que não sabem fabrica-lo. Dizem que o muiraquitã vem da terra das mulheres sem marido, do país das mulheres guerreiras. No mês de abril de todos os anos quando aparece a lua cheia as Amazonas mergulham no lago e trazem um punhado de barro do fundo do lago. Com o barro limoso fazem figuras de rãs,de peixes e tartarugas, O mais conhecido é a rã porque é o simbolo da fertilidade. Esse amuleto é usado no pescoço. O barro tem que ser modelado rapidamente ainda na água por que a lua faz endurecer o limo verde. Elas recebem naquela mesma noite a visita dos homens da tribo vizinha porque os índios que lhe derem uma filha recebem o muiraquitã,e as mulheres que lhe derem filhos homens terão que ser levados para a aldeia dos homens, porque só vivem mulheres na terra das Amazonas.
GEISIELE E TATIANA
A Bruxa
Ela é uma velha ,alta,magra, enrugada,horrorosa de feiura e cheia de sujeira. Coberta de trapos, com um saco cheio de coisas misturadas e confusas. Um dia, a bruxa andando á noite misteriosa, poderosa e feiticeira. Existe a tradição antiga da sétima filha isto é,a mulher que da a luz a sete filhas seguidas, á sétima nasce bruxa. A bruxa não passava de uma feiticeira . A função da bruxa era ensinar orações fortes para fazer feitiços para aplicar remédios tradicionais de mistura com ensalmo ,simpatia ,mimicas e ministrados imperturbável confiança. Em cada povoação da vila ou cidade e sede do município haverá sempre uma velha misteriosa cercada pelo halo de fama sabedoria e poder.
Nome: Isadora, Julia
Foz do Iguaçu
Na foz do Rio Iguaçu vivia um deus chamado mboi,que governava a tribo dos Cainganges .Esse deus tinha forma de uma serpete perigosa.Um certo dia uma jovem índia que se chamava Naipi que foi ao rio,lá a serpente viu a moça e ficou encantado pela beleza de Naipi . Chegou no dia do aniversario de Naipi os homens começaram a pescar e as mulheres começaram a preparar a comida . Na festa Naipi se apaixonou pelo forte e valente Tarobà os dois rapidamente se casaram e foram andar de canoa. Apareceu uma correnteza que arrastou os dois ,lá a serpente viu os dois e pulou no corpo e começou a se torcer , a canoa sumiu e nunca mais apareceu. Naipi foi transformada em uma grande rocha .
Nome :Ketlyn e João Vitor
Caipora
A caipora e um moleque pelado e peludo ele anda montado em um porco do mato ,ele protege os animais selvagens e castiga os animais domésticos .Dizem que ele aparece nas sextas -feiras e que os caçadores superticiosos evitam caçar neste dia. No Paraná ele e conhecido como gigante peludo . E em Minas Gerais e Bahia ele , è conhecido como caboclinho encantado no extremo sul, reaparece como um homem agigantado. Conta-se se a gente mastigar um pouco de alho ele se afasta da gente .
Nome :Ketlyn e João Vitor
A Iara
Nas águas vivia uma linda moça que ninguém resistia ao seu encanto seu cantar tinha uma voz doce que atraia os homens quando eles notavam já era tarde de mais eles já estavam no fundo do mar. Os índios que tem tanto medo da Iara que quando entardece ficam longe dos rios e lagos para não ser atraídos por ela,Uma vez um índio forte e caçador. De manhã ele apreciava a natureza algumas horas depois percebeu que já estava tarde e voltou para aldeia. No próximo dia foi caçar e ouviu um lindo canto que o deixou encantado e ele nunca mais voltou. Adivinha oque aconteceu?
Kevim & Kauan
JOÃO DE BARRO
João de Barro era um homem que adorava construir casas de barro virada para o sol. Uma vez ele partiu em uma viagem e estava andando e uma mulher veio pedir ajuda porque seu vilarejo tinha sido destruído ele reconstruiu o vilarejo e todos voltaram morar ali ele ficou velho e morreu mas jesus mandou um pássaro em prova de devoção chamada JOÃO DE BARRO e assim todos retomaram suas vidas.
NOME: Leonardo e João G.
A MULA SEM CABEÇA
Uma mulher maldosa que aprontava as maiores confusões até que um dia aconteceu um acidente e ela morreu. Como castigo ela se tornou uma mula só que sem cabeça e assustava as pessoas que fazia confusão.
Nome: Raissa, Estefani
PARABÉNS AOS ALUNOS QUE SE EMPENHARAM BASTANTE NA ATIVIDADE.
ResponderExcluirELISETE
minha professora elisabete do zipora ela passou a mesma atividade para mim e eu sou da 5 serie tambem
ResponderExcluirvaleu tava precisando para um trabalho da escola ;)
ResponderExcluir